Disciplina para escrever

Disciplina para escrever: você tem?

Seja para a vida pessoal ou profissional, a disciplina está super atrelada ao que quer que conceituemos como sucesso.

A qualidade de manter um hábito regular na rotina é frequentemente citada como um desafio para a maioria das pessoas. Ou seja, a disciplina é uma prática que aprendemos ao longo do tempo e, muitas vezes, não está associada a prazer.

Você já percebeu que os atletas e os profissionais bem sucedidos sempre citam esta característica como um traço fundamental para o alcance de metas? Exige-se esforço, mas a sua contribuição para o resultado é indubitável. Podemos dizer que a disciplina está diretamente relacionada com a produtividade.

Desta forma, quando pensamos em disciplina para a escrita, falamos em estabelecer um hábito, inclusive para o momento criativo! Pode até soar contraditório, mas, neste caso, a repetição é favorável para a criação.

Se você atua com comunicação, principalmente nas redes sociais, o contato constante com o público é um fator básico e indispensável. E, mais uma vez, para ser presente, é preciso que a interação seja verdadeira e flua da forma mais genuína possível. Ou seja, que seja criada com espontaneidade, mas com regularidade!

Se você não se considera disciplinado, algumas dicas podem ajudá-lo a fazer a engrenagem girar:

– Foque na motivação: quando a tarefa soa como difícil, lembre-se do que você conseguirá a partir dela;

– Facilite: remova possíveis barreiras que te impedem de iniciar ou manter uma atividade. Você pode, por exemplo, dedicar tempo progressivamente para algo novo;

– Tenha prazer: encontre meios para tornar a tarefa divertida. Pode ser desde ouvir uma boa música ou ler um livro relacionado à produção textual do momento;

– Repita: algumas vezes, você vai deslizar, mas não desista. Tente estabelecer uma carga horária semanal para essa dedicação. Se algo falhar, recomece todos os passos anteriores.

Boa sorte!