Faz parte da rotina do gestor de comunicação corporativa assessorar presidentes e diretores de empresas. Pela complexidade do cargo que ocupam, estas pessoas são muito requisitadas e estão quase sempre tratando de vários assuntos na mesma hora. Ou seja, seu tempo e atenção (por vezes, a paciência também) são escassos.
Antes de tudo, é essencial compreender esse contexto para realizar um bom trabalho.
Durante a reunião com o presidente, por exemplo, o profissional deve fazer a leitura do ambiente e captar como aquele tema é percebido por quem está presente. É um tópico leve ou polêmico? A partir daí, sua postura corresponderá ao tratamento que a ocasião merece.
O assessor toma nota de tudo e, pela sua experiência, naquele momento, já saberá qual é a solução ideal para a demanda. Após a questão ser apresentada, deve-se comunicar como a ação será tomada, o prazo de realização, o custo extra (quando houver) e os resultados esperados.
A comunicação empresarial é estratégica e não precisa de reuniões para assim se afirmar. Quem promove esta percepção é o próprio profissional em sua conduta diária na organização.
Você se posiciona estrategicamente?