Criatividade e Produtividade

Criatividade ou Produtividade?

ondas

Opostas ou complementares?

O processo de criação, como já abordamos aqui, é aquele que põe a liberdade como guia mestra para todas as possibilidades que emergem ao buscarmos uma ideia ou uma solução.

Por outro lado, temos a produtividade como uma capacidade de focar tempo e atenção para o desenvolvimento de tarefas ou mesmo para a solução de um mesmo problema.

São claramente formas opostas de lidar com situações, ou seja, de interpretar fatos e determinar a maneira como reagir a eles. Mas, como saber qual delas é a melhor?

Não existe uma resposta certa para esta pergunta. Cada habilidade pode ser melhor para cada tipo de situação a ser resolvida. Por exemplo, se você foi designado como o publicitário responsável pela propaganda de um sabão em pó, deve primeiramente soltar a imaginação e se permitir ao ato criativo de acordo com o briefing recebido.

Após a “entrega” da ideia, toda a continuidade de tarefas que devem ser realizadas até o comercial ir ao ar requer ações com foco em produtividade para que a demanda seja executada eficientemente.

O interessante é percebermos também como a criatividade e a produtividade podem contribuir uma com a outra. Quando se é criativo ao buscar formas de melhorar e inovar atitudes e ideias, certamente a produtividade será impactada positivamente.

Assim, podemos concluir que ambas são habilidades complementares, importantes para todas as situações e que ganham relevância de acordo com o tipo de ocasião.

Pronto para ser criativo e produtivo?

Juliana Sousa

Juliana Sousa

Jornalista e Ghostwriter

COMPARTILHE

Shopping Basket